Os bispos católicos de rito caldeu e sírio na Turquia, Dom François Yakan e Dom Yusuf Sag respectivamente, assinalaram que têm grandes esperança de que a recente visita de Bento XVI ajude a melhorar a situação dos refugiados iraquianos neste país.

Ambos os bispos fizeram um chamado aos países da comunidade européia para que abram suas portas aos refugiados iraquianos cristãos, pois nenhuma porta se abre para eles.

Dom Yakan denunciou que "a cada dia, cinco ou seis pessoas, parentes de alguém de nossa comunidade em Istambul, são assassinados no Iraque. A volta a sua pátria é algo totalmente impensável neste momento"

"Não há lugar para os cristãos iraquianos em seu próprio país, como sim o há para os sunitas, os xiitas ou os curdos. Muitos cristãos se viram obrigados a sair do Iraque faz um tempo e não podem agora retornar à sua pátria, onde além disso, encontrariam outras pessoas ocupando sua casa e lavrando seus campos", assinalou Dom Yakan.

Segundo Dom Sag, que assiste 174 famílias em sua diocese, "trata-se de uma catástrofe humanitária. Peço-lhes que continuem rezando, e embora alguns possam estar cansados de fazê-lo, devemos estar sempre certos de uma coisa: Deus está sempre cuidando de nós".