A Santa Sé pediu hoje uma "solução rápida e satisfatória" ao delicado assunto da possível construção de um arranha-céu a menos de dez metros da Catedral de São José em Bucareste (Romênia) que "corre o perigo de ser danificada irreparavelmente".

Em relação à construção de um edifício de 19 andares de superfície e quatro subterrâneos a pouca distância da parede nordeste da histórica catedral romano-católica da capital romena, a Salao de Imprensa da Santa Sé emitiu um comunicado no qual assegura que "o temor se viu agravado pelo caso precedente da Igreja armênia que, por análogos motivos, teve sérios danos".

O comunicado indica que a Secretaria de Estado "não deixou que cumprir os passos oportunos perante as autoridades romenas, tão diretamente como através da embaixada na Santa Sé, para pedir a suspensão imediata das obras e a revogação das autorizações respectivas", também tendo em conta os tratados, medidas e relatórios competentes.

Do mesmo modo, a Santa Sé assinala que foi informada da Resolução com a qual o Senado da Romênia aprovou o relatório da relativa Comissão de investigação, que pede a suspensão imediata das obras. "Depois de dita Resolução se espera uma decisão das autoridades competentes", diz o texto.

Finalmente, o comunicado assinala que a Secretaria de Estado espera que "se ache uma solução rápida e satisfatória à delicada questão, dentro dos limites antes mencionados, em defesa da Catedral do Bucareste, do patrimônio histórico que constitui e dos valores de fé que representa, não só para a comunidade católica, mas para toda a população romena".