O Diretor da seção da América Latina da agência Ajuda à Igreja Necessitada (AIN), Javier Legorreta, afirmou depois de uma visita ao México, onde participou da 82º Assembléia geral da Conferência Episcopal Mexicana, que esse país passa por um momento de florescimento vocacional sacerdotal.

Javier Legorreta disse que atualmente são 12 mil jovens que se preparam nos seminários mexicanos, um país que conta atualmente com 15 mil sacerdotes para a atenção pastoral dos fiéis. Além disso há cerca de 32 mil religiosas servindo neste país", assinalou o Diretor do AIN.

"Uma das razões fundamentais para que esta Igreja seja tão cheia de vida e rica em vocações é a perseguição que sofreu durante a década dos trinta, o século passado, que ‘ajudou’ aos católicos a defender sua fé", afirmou Legorreta, explicando que "a formação dos seminaristas e o apoio às irmãs comtemplativas é uma prioridade para nossa caridade".

"Hoje em dia -continuou- México e Colômbia são os países que mais missionários enviaram por todo mundo, especialmente a Europa. quanto mais apóie o AIN à formação de seminaristas e sacerdotes, tanto mais o México será capaz de contribuir à evangelização, particularmente lá onde reina o relativismo".