A fim de prestar uma reconhecida homenagem ao defunto Papa João Paulo II, foi apresentado recentemente na Universidade São Pablo-CEU de Madri um curta-metragem que narra a história do primeiro milagre que oficialmente a Igreja atribui ao recordado Servo de Deus.

O curta-metragem intitulado: "Milagres, uma homenagem a João Paulo II por suas visitas à Espanha, seu sorriso, e suas palavras", é dirigido pelo professor da Faculdade de Humanidades e Ciências da Comunicação do mencionado centro de estudos, Javier Figuero, e se centra nas mensagens do Pontífice: "não tenham medo" e "abram as portas a Cristo".

O documentário baseado em dois fatos reais narra a inexplicável cura de uma freira francesa doente de Parkinson (o primeiro milagre atribuído oficialmente pela Igreja a João Paulo II) e a obstinada pretensão de uma pequena menina deficiente para que seus pais fossem a um santuário em honra ao Pontífice, onde poderia produzir-se sua cura.

O curta foi rodado na capital espanhola e tem como cenários os exteriores da Catedral de Almudena e o interior da Igreja Catedral Castrense.