Milhares de fiéis e peregrinos se congregaram na Praça de São Pedro ao meio-dia do domingo para rezar o Ângelus com o Papa Bento XVI, que introduzindo a oração Mariana exortou os presentes a conservar um coração aberto e uma espera vigilante alimentada pela oração e pelo amor.

"No Advento a liturgia nos repete freqüentemente e nos assegura que Deus ‘vem’: Vem para estar conosco", foram as palavras com as que o Pontífice fez referência ao tempo litúrgico que inicia neste domingo.

O Papa recordou também que neste tempo "Deus deve viver em meio de nós, a viver conosco e em nós; deve preencher as distâncias que nos dividem e nos separam; vem a nos reconciliar com Ele e entre nós".

"Vem à história da humanidade a tocar à porta de cada homem e de cada mulher de boa vontade, para trazer para os indivíduos, às famílias e aos povos o dom da fraternidade, da concórdia e da paz", acrescentou.

Deste modo o Santo Padre definiu o Advento como "o tempo da esperança, na qual os fiéis em Cristo estão convidados a permanecer em uma espera vigilante e operosa, alimentada pela oração e pelo compromisso do amor".

Mais adiante exortou aos presentes a "olhar a Maria Santíssima, e a nos encaminhar idealmente junto com Ela para a Gruta de Belém" para poder "viver no modo mais autêntico e frutuoso este tempo".

"Quando Deus tocou à porta de sua jovem vida –continuou- Ela o acolheu com fé e com amor. Deixemos atrair por sua beleza, reflexo da glória divina, para que ‘o Deus que vem’ encontre em cada um de nós um coração bom e aberto".

Depois da oração, Bento XVI saudou em várias línguas aos assistentes ao recinto vaticano. Em língua espanhola saudou especialmente aos membros da Escola Penitenciária "Doutor Juan José O’Connor", da Argentina, assim como aos fiéis da Paróquia Santa Maroa de Assunção, da Ocaña.

"Ao início do Advento, peçamos à Virgem Maria que nos ajude a preparar com fé e esperança este encontro de amor com Cristo, que se faz homem como nós, para que vivamos como fiéis filhos de Deus. Feliz Advento a todos!", concluiu.