O Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM) publicou, com vistas à V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano, o Dicionário "De Rio a São Domingos" de Germán Doig Klinge.

O Dicionário, elaborado pelo então Vigário Geral do Sodalicio de Vida Cristã, convocado à Casa do Pai em fevereiro de 2001, forma parte da Quinta coleção Conferência - Análise".

"Queremos responder aos grandes desafios e os desejos mais profundos dos filhos da Igreja que peregrinam na América Latina ao início deste século, e fazer convergir nesta V Conferência as promessas de futuro com que o Espírito Santo enriqueceu a Igreja", assinala na apresentação da obra, o Cardeal Francisco Javier Errázuriz Ossa, Presidente do CELAM.

"No marco deste importante processo de preparação para a V conferência, agrada-me apresentar esta nova edição da obra "De Rio a São Domingos", de Germán Doig Klinge, a quem tive a satisfação de conhecer pessoalmente, e que agora nos acompanha da Casa do Pai", acrescenta o Cardeal; quem destaca além disso que "o trabalho de Germán Doig está articulado seguindo um conceito fundamental: a renovação em continuidade", entendido como eixo e motor do processo de resposta, enraizado na mesma e única fé, aos desafios que o suceder histórico vai apresentando ao Povo de Deus em caminho".

"Com este pano de fundo –adiciona o Cardeal Errázuriz- Doig realiza uma rica análise de cada um dos documentos das Assembléias episcopais".

"A obra que agora apresentamos constitui uma valiosa contribuição para que, contemplando o caminho percorrido e descobrindo através dele a condução amorosa da Providência divina", conclui a apresentação do Presidente do CELAM.