O Vice-presidente do Pontifício Conselho para a Vida, Dom Jean Lafitte, assegurou hoje que a Igreja Católica defende uma prevenção contra o contágio da AIDS que "é real" e "não ilusória": "a relação afetiva no matrimônio".

O Prelado explicou, durante uma entrevista concedida ao Europa Press, que a Igreja tem "uma grande preocupação" com a situação sanitária dos doentes de AIDS e a qualquer possibilidade de curá-los. Entretanto, explicou que o Vaticano "defende uma prevenção que é real".

"Quando se diz às pessoas que há meios que são seguros para prevenir esta doença se diz porque o são em 85 por cento dos casos, mas uma pessoa que utiliza um meio que não é totalmente seguro multiplicando suas experiências sexuais está se expondo a uma série de riscos", disse Dom Lafitte, que se encontrava dias passados em Madri para darr uma aula magistral sobre "A dimensão social da existência humana. O estatuto da doutrina social da Igreja" no Instituto CEU de Humanidades Angel Ayala.

Do mesmo modo, acrescentou que, para a prevenção, "a idéia da Igreja é mostrar a todos a beleza da relação afetiva do amor humano, da dignidade das relações entre um homem e uma mulher quando cada um se oferece a outro em uma relação estável que é o matrimônio".

"Neste tipo de relações há atitudes de atenção, de amor, condições para uma prevenção que seja verdadeira, que não seja uma ilusão", acrescentou o Prelado, que, por outra parte, expressou "a compaixão, o afeto e a familiaridade" da Santa Sé "com os doentes".