No contexto cultural atual marcado pela indiferença religiosa e o ofuscamento do transcendental, é necessário "reafirmar o caráter sacro do dia do Senhor e a necessidade de participar da Missa dominical", pede o Papa Bento XVI em uma mensagem dirigida ao Prefeito da Congregação para o Culto Divino, Cardeal Francis Arinze, com motivo da jornada de estudo que esse dicastério dedica hoje ao tema: "A missa dominical para a santificação do povo cristão".

No texto datado em 27 de novembro e publicado hoje, o Santo Padre escreve que "o domingo continua sendo o fundamento germinal e, ao mesmo tempo, o núcleo primitivo do ano litúrgico, um fragmento do tempo cheio de eternidade, porque sua alvorada viu o Crucificado ressuscitado entrar vitorioso na vida eterna".

"Para os primeiros cristãos, a participação nas celebrações dominicais constituía a expressão natural de sua pertença a Cristo, da comunhão com seu Corpo místico, na jubilosa espera de sua volta gloriosa".

Hoje é necessário, assinala o Pontífice, "reafirmar o caráter sacro do dia do Senhor e a necessidade de participar da Missa dominical", já que "o contexto cultural que vivemos, marcado freqüentemente pela indiferença religiosa e o secularismo que ofusca o horizonte do transcendental, não deve fazer esquecer que o Povo de Deus, nascido da Páscoa, deve retornar a ela como a uma fonte inesgotável, para compreender cada vez mais os gestos de sua identidade e as razões de sua existência".

Mais adiante, o Papa explica que no domingo "não o escolheu a comunidade cristã, mas os apóstolos, mais ainda, o mesmo Cristo, que nesse dia, ‘o primeiro dia da semana’, ressuscitou e apareceu aos discípulos. Em cada celebração eucarística dominical se cumpre a santificação do povo cristão, até o domingo sem ocaso, dia do encontro definitivo de Deus com suas criaturas".

O Santo Padre finaliza a mensagem com o desejo de que a jornada, que celebra um aniversário mais da promulgação da constituição conciliar Sacrosanctum Concilium, "contribua para a recuperação do sentido cristão do domingo no âmbito da pastoral e na vida de cada fiel".