O Papa Bento XVI se encontra "profundamente entristecido pela trágica perda de vidas humanas" que cobrou o tufão que abateu nesta quinta-feira a região leste das Filipinas e reza por suas numerosas vítimas, dá a conhecer hoje um telegrama do Secretário de Estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone.

No texto da mensagem de pêsames dirigido em nome do Santo Padre ao Núncio Apostólico das Filipinas, Dom Fernando Filoni, o Cardeal assinala que o Papa "assegura a todos os afetados sua proximidade na oração, encomenda aos falecidos ao amor misericordioso de Deus Todo-poderoso e invoca sobre as famílias em luto e todos os feridos a fortaleza e o consolo divinos".

"Sua Santidade reza pelos que se prodigalizam nos trabalhos de resgate e os que provêem assistência às vítimas deste desastre, animando-os a perseverar em seus esforços por proporcionar alívio e assistência", conclui o telegrama.

A Cruz Vermelha das Filipinas informou que ao menos duas centenas de pessoas morreram no arquipélago filipino pelo passado do tufão Durian com ventos de mais de 150 quilômetros por hora e intensas precipitações.