A Confederação Católica Nacional de Pais de Família e Pais de Alunos (CONCAPA), apoiou os pais de um colégio público de Zaragoza em sua reivindicação da festa natalina, e indicou que suspender a celebração responde à intolerância do laicismo promovido pelo Governo.

Recentemente, as autoridades do colégio público Hilarión Gimeno de Zaragoza tinham suspendido a realização da Festa de Natal, tal como aconteceu no ano passado com as canções de natal, alegando que não se contava com o espaço suficiente e que poderia ferir as sensibilidades religiosas de outros grupos.

Entretanto, fontes do colégio informaram que logo depois do protesto dos pais, decidiu-se "retomar as atividades que a Associação de Pais de Alunos tinha programadas para estas datas", entre elas os cantos de natal, os enfeites nas salas-de-aula e os corredores e as habituais festas de classe.

Diante desta situação, a CONCAPA denunciou que "a intolerância do laicismo promovido pelo Governo volta a atacar a liberdade de consciência, religião e expressão. Nesta ocasião, impedindo às famílias desenvolver a celebração dos atos natalinos".

Através de um comunicado, assinalou que "uma vez mais se confunde o público com a estatal (...), esquecendo que a Espanha é um estado não confessional", que quer dizer "respeito a todas as religiões" e não "obstaculizar e pôr travas, especialmente quando se trata da religião católica, que é a majoritária em nosso país". Acrescentou que as desculpas esgrimidas pelo centro não criaram "nenhum problema para a celebração de outras festas como o Halloween".

Diante disso, exortou aos pais a não "permanecer em uma atitude de resignado conformismo" e exigir o respeito a seu direito a decidir a educação de seus filhos, amparado pela Constituição Espanhola. Recordou que "a escola pública não é propriedade nem do diretor nem do claustro, e portanto tem que atender as demandas legítimas dos pais que, neste caso, querem que se celebrem as festas natalinas".