Na terceira jornada de sua viagem pastoral à Turquia, o Papa Bento XVI percorreu o histórico Museu de Santa Sofia, um dos principais símbolos do país, e visitou a Mesquita de Sultanhamet, tornando-se o segundo Pontífice a entrar em um centro de oração muçulmano.

O Santo Padre percorreu por meia hora Santa Sofia ou "Aia Sofía", um monumento que foi basílica bizantina até 1453, depois foi convertido em mesquita e desde 1935 é um Museu Nacional.

Neste monumento convergem influências artísticas cristãs e islâmicas e foi visitado por seus antecessores Paulo VI e João Paulo II em suas respectivas viagens.

O Pontífice seguiu com atenção as explicações em italiano de vários guias, entre eles o presidente do Museu.

Antes de deixar Santa Sofia, assinou o Livro de Ouro dos visitantes e deixou escrita uma frase de lembrança. Os responsáveis pelo centro lhe ofereceram um vaso como presente por sua visita.

Em seguida, o Pontífice se dirigiu a também chamada Mesquita Azul, ao outro extremo da praça do Sultanahmet, no centro velho da cidade. É conhecida popularmente com este nome devido aos azulejos de seu interior.

Este centro muçulmano se encontra a uns cem metros da Santa Sofia. Desta maneira se converteu no segundo Pontífice que entra em uma mesquita depois que o Papa João Paulo II o fez em Damasco em 2001.

Quando chegou no interior da mesquita, O Papa Bento XVI passeou descalço pelo recinto. depois de escutar algumas indicações sobre a tradição muçulmana das sextas-feiras, o Santo Padre se dispôs a rezar durante um minuto mão sobre mão.