Líderes empresários e da comunidade hispana se reuniram com os bispos da região, incluindo o Arcebispo de Denver, Dom Charles Chaput, em St. Malo Conference Center da capital do Colorado entre 20 e 22 de agosto para discutir os desafios e oportunidades que apresenta o rápido crescimento dos hispanos não só no Estado de Colorado –73 por cento na década passada- mas também em toda a região.

Os bispos Dom Cipriano Calderón Polo, membro da Congregação para os Bispo e ex-Presidente do Pontificio Conselho para a América Latina (CAL); Dom José Gómez, Bispo Auxiliar de Denver; Dom Thomas Olmsted, Bispo de Phoenix, Arizona; Dom Raymundo Peña de Brownsville, Texas; Dom. David L. Ricken de Cheyenne, Wyoming e Dom Michael Sheridan, Bispo de Colorado Springs, Colorado estiveram presentes durante os três dias do encontro.

Com a participação de alguns leigos como Roberto Dañino, Vice-Presidente do Banco Mundial; Manuel Luján, ex-Secretário de Assuntos Internos da anterior administração Bush, e a Dra. Christine Johnson, Presidenta do Community College of Denver (Colorado), os assistentes repassaram a informaçãosocial de maior relevância e suas implicações pastorais, além de discutir suas dimensões econômicas e políticas. Como conclusão, os participantes concordaram na necessidade de que a comunidade eclesial deve oferecer tanto diretrizes práticas como uma ação urgente dirigidas a enfrentar estes assuntos de vital importância.

Ao repassar o recente ensinamento da Igreja, os líderes e bispos disseram que estes estavam  “marcados pela contínua força do conteúdo da Exortação Apostólica Ecclesia in America do Papa Juan Pablo II”, su llamado a un encuentro personal con Jesucristo, su énfasis en la conversión, comunión y solidaridad católica dirigida a los problemas de nuestras comunidades, y su atención en el rol decisivo de los laicos en este esfuerzo.

Los participantes se comprometieron a iniciar un proceso de aplicación de la Ecclesia in America para enfrentar os desafios pastorais e sociais das comunidades locais. Também anunciaram que voltarão a se reunir antes de 30 de agosto de 2005 para “compartilhar e avaliar os resultados de nossos esforços locais e desenvolver um plano para levar os sucessos às outras comunidades”.

Entre os leigos que participaram no evento esteve Jaime Antúnez, Diretor da revista cultural Humanitas de Santiago, Chile; Ronald Montoya, Presidente de Plasticomm Industries (Colorado); Paul R. Pérez, de Perez Asset Management (Califórnia); Monica A. Pleiman, Presidente de Optimum Management Systems; John V. Saeman, Socio Fundador de Medallion Enterprises; Mike Day, Proprietário e Presidente de North Star (Montana); Tommy Espinoza, Presidente de Raza Development Fund (Arizona); Francisco García, Presidente de IITC (Colorado), Andrés Ruzo, Proprietário e Presidente de Link America (Texas); Ricardo Saldivar, Presidente Regional de The Home Depot (México), e Anthony Tenorio, Proprietário e Presidente de Applied

 Technology Associates.