O Arcebispo de Antequera Oaxaca, Dom José Luis Chávez Botello, fez um chamado a professores e alunos a deixar de lado a irresponsabilidade e os interesses particulares que fazem com que a educação seja medíocre e não contribua para a formação da cidadania.

Segundo o Arcebispo,  é preciso “professores que continuem lutando para dar um serviço de melhor qualidade e não irresponsáveis que  buscam outros interesses que não sejam os do povo. As aulas devem ser dadas cinco dias por semana, não duas nem três como acontece em várias comunidades”, declarou no início do ano escolar 2004–2005.

Dom Chávez Botello pediu aos alunos e professores que iniciem uma nova etapa na educação que permita o avanço e desenvolvimento profissional dos oaxaquenhos.

Dirigindo-se aos alunos, disse que é um luxo estudar sem ter que trabalhar. “Os estudantes que não aproveitam a oportunidade que têm, estão roubando a esperança da nação e estão  matando o que o povo oaxaquenho necessita”.

Os que só estudam para as provas –disse Dom Chávez Botello- não merecem estar em uma escola porque em vez de aproveitar “a corrompem e tiram uma valiosa oportunidade para os jovens que de verdade querem seguir em frente”.

Do mesmo modo, o Prelado felicitou os pais de família que apesar de suas carências fazem um esforço para mandar seus filhos para a escola. “Nos bons estudantes está o futuro de nosso estado e país, e quem tem a oportunidade de ir a uma escola, deve estar agradecido e demonstrar com empenho que não foi em vão todo o apoio oferecido”.