O Arcebispo de Esztergom-Budapeste, Cardeal Peter Erdo, recebeu de mãos da comunidade hebraica da Hungria o prêmio "Pelos judeus na Hungria", em reconhecimento a seu trabalho ecumênico e a preservação da memória dos assassinados no Holocausto. Este prêmio é entregue pela primeira vez a um católico em sua história.

"Por fortalecer o diálogo entre a Igreja Católica e o judaísmo e por preservar a memória dos judeus assassinados durante o Holocausto e aqueles que foram salvos dele", é a razão dada pela Federação de comunidades judaicas da Hungria (Mazsihisz) para entregar o mencionado prêmio ao também Presidente da Conferência Episcopal Húngara.

Segundo o Presidente de Mazsihisz, Péter Feldmájer, o reconhecimento que faz este organismo a um católico é um "fato sem precedentes. Acredito que tudo ato favorável deve ter seu início em alguma parte".

Para o Cardeal, o prêmio "foi entregue a toda a Igreja", através de sua pessoa. "O retorno ao passado e a busca comum pela verdade pode ter um efeito benéfico na sociedade", disse.