A Conferência Episcopal Paraguaia (CEP), agradeceu aos sacerdotes o esforço que realizam por evangelizar o país e os convidou a empreender o caminho de santificação, em vistas à construção do Reino de Deus.

Na Missa de abertura da novena da Virgem de Caacupé, os bispos dirigiram uma carta pastoral aos sacerdotes, a quem agradeceu "sua generosa entrega de vida sacerdotal coerente e sacrificada", apesar dos problemas que devem enfrentar. "Sabemos que juntos podemos superar as grandes dificuldades que nos apresentam", afirmaram.

"A pobreza, a falta de meios de subsistência, o pouco apoio econômico de nossos fiéis, a falta de uma organização interna nossa para uma vida mais digna sacerdotal som desafios que todos temos que enfrentar", assinalaram.

Do mesmo modo, o texto destaca "a riqueza espiritual" do povo paraguaio e indica que ela "deve despertar em nós um dinamismo novo, nos empurrando a empregar o entusiasmo experiente em iniciativas concretas", porque "na causa do Reino não há tempo para olhar para atrás, e menos para deixar-se levar pela preguiça. É muito o que nos espera e por isso temos que empreender o caminho de nossa própria santificação e de renovação pastoral".

Os bispos recomendaram pôr em prática os princípios de comunhão e participação da Consulta Eclesiástica "Fala Senhor que sua Igreja Escuta!". "O mesmo princípio devemos viver também com os membros do Povo de Deus, em clima de oração, diálogo e colaboração, com os religiosos e religiosas, os agentes de pastoral, os leigos e movimentos eclesiais", afirmaram.

Finalmente, depois de lhes expressar seu afeto "em Cristo sacerdote", os prelados recordam que os sacerdotes "são os eixos da santificação e missão de nossas paróquias e diocese em todo o país. pensamos muito em vocês e rezamos por vocês, assim como seguiremos rezando com vocês".

O texto completo está em http://www.episcopal.org.py/