Os bispos de Oaxaca pediram a todos os setores sociais, desde governantes até habitantes, estabelecer novas "condições de convivência pacífica" que, através de melhores relações em todos os níveis, permitam obter a tão ansiada paz neste estado.

"O desafio para todos é criar com urgência as condições para uma convivência pacífica e saudável; isso significa que nosso esforço deve se orientar a estabelecer melhores relações em vários níveis: na sociedade inteira, nos bairros e comunidades, nas famílias. Só então poderemos aspirar a uma sociedade mais justa e solidária", expressaram através de um comunicado.

Recordaram que "toda crise social é expressão dos desequilíbrios que se vivem no conjunto da sociedade" e que esta só se supera "na medida em que se reconhecem e se enfrentam as causas profundas que a geram".

Nesse sentido, indicaram que tanto governantes, líderes sociais, empresários, profissionais, indígenas, camponeses, etc., "têm um lugar e uma tarefa que realizar pelo bem de Oaxaca". O comunicado acrescentou que, "especialmente a quem está investido de responsabilidade política, jurídica ou profissional", a eles "corresponde ser consciência vigilante da sociedade e primeiras testemunhas de uma convivência civil digna do homem".

"Os bairros, fracionamentos e comunidades têm um trabalho importante na convivência pacífica", disseram os bispos. Recordaram que depois da família, "são o primeiro espaço de socialização das pessoas".

"As autênticas mudanças sociais são efetivas e duradouras somente se estão fundadas sobre uma mudança da conduta pessoal; esta tarefa fundamental de maneira nenhuma pode se esperar dos outros ou delegá-la nas instituições porque ninguém pode mudar por nós. Oaxaca requer com urgência esta colaboração de todas as famílias", acrescentaram.

Finalmente, expressaram que "a Igreja, fiel a sua missão, continuará chamando a todos a procurar do coração a reconciliação, a justiça e a paz; sempre estará a serviço de todos sem importar sua condição social, suas crenças e opções políticas".

O texto está assinado por Dom José Luis Chávez Botello e Dom Oscar Campos Contreras, Arcebispo de Antequera-Oaxaca e Bispo Auxiliar respectivamente.

O comunicado completo está em http://www.cem.org.mx/prensa/diocesis/2006/noviembre/061126.htm