Depois do encontro nesta tarde entre o Papa Bento XVI e o Primeiro-ministro turco Tayyip Erdogan, o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé declarou que esta "não tem nem o poder, nem o papel específico, nem político de intervir sobre o acesso da Turquia à União Européia".

Em uma entrevista coletiva realizada depois de seu encontro de vinte minutos com o Santo Padre em uma das salas do aeroporto de Ankara, o premier revelou que pediu a Bento XVI seu apoio ao processo de adesão da Turquia à Europa e este teria lhe respondido que "não somos políticos mas desejamos ver a Turquia na Europa".

"Não é competência da Santa Sede", precisou o porta-voz vaticano e acrescentou que, "entretanto, o Vaticano vê positivamente e anima o caminho de diálogo e de aproximação na Europa, sobre a base dos valores e princípios comuns".

O Pe. Lombardi acrescentou que na reunião, o Santo Padre expressou sua "avaliação" pela iniciativa da Aliança de Civilizações proposta pelo Presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, e co-patrocinada pelo mesmo Erdogan.