O Presidente da Conferência Episcopal Boliviana (CEB) e Arcebispo da Santa Cruz de la Sirrra, Cardeal Julio Terrazas Sandoval, chamou tanto o Governo do Evo Morales como a oposição a estabelecer um diálogo sincero para superar a tensão política que vive o país.

Durante a Missa dominical, o Cardeal pediu aos 273 opositores que se declararam em greve de fome, renunciar a esta medida e "voltar para cenário da vida" e esgotar "o diálogo, ainda sabendo que é difícil e muitas vezes enganam".

Do mesmo modo, o Presidente da CEB recordou que a Palavra de Deus ensina que o governante deve exercer o poder apoiado na verdade, porque "o reinado que não tem como base a verdade é um reinado de artifício, de ódios, de intrigas, é um reinado que não respeita a pessoa".

"Utiliza-se os seres, os pobres e os que não são pobres, são utilizados para que aprendam umas verdades pela metade ou umas mentiras que se transforaram em dogmas em alguns lábios. Todo homem que está de parte da verdade escuta a Deus, não se deixa levar pelas abobrinhas, pelos discursos tolos e inúteis, sem sabedoria, sem justiça e sem paz", afirmou.

Nas últimas semanas, a tensão política e social na Bolívia se agravou. Assim, enquanto 273 opositores se declararam em greve de fome, quatro marchas camponesas estão caminho de La Paz para apoiar a reforma agrária do Governo.

A oposição exige do Governo anular a disposição que permite à Assembléia Constituinte (de maioria oficialista), aprovar com maioria simples a nova Constituição. Também rejeita o projeto de reforma agrária aprovada pela Câmara de Deputados e o texto que permitiria ao Presidente Evo Morales destituir os prefeitos. Dos nove prefeitos, seis são opositores.