O Vice-presidente da Conferência Episcopal Colombiana, Dom Luis Augusto Castro, considerou que as guerrilheiras Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) ainda podem aceitar a proposta de troca humanitária para libertar dezenas de seqüestrados.

O Arcebispo da Tunja se juntou à reação do defensor de povo e alguns familiares de seqüestrados, que não consideram a primeira resposta das FARC ao governo um golpe.

O governo propôs às FARC libertar 50 guerrilheiros processados por rebelião em troca dos chamados seqüestrados “trocáveis”. A resposta da guerrilha foi que eles queriam decidir sobre quais e quantos são os guerrilheiros que vão sair, em que condições e circunstâncias sairão e exigiram que o governo designe um porta-voz para negociar.

Dom Castro assinalou que a última troca  de mensagens tem como destinatária mais a sociedade que as partes. "Ambos estão dizendo que querem o acordo humanitário", disse o Arcebispo mas reconheceu que as FARC "não se moveram nem um milímetro"

O Arcebispo afirmou que com esse pronunciamento, as FARC advertem que estão dispostas a "dialogar cara a cara em algum lugar" e agora ao Executivo lhe corresponde "decidir se estiver disposto a dialogar cara a cara com a guerrilha ou se as coisas forem ficar assim".

O Prelado insistiu em que os únicos prejudicados com esta situação são "seqüestrado-los e os familiares que se vêem frente a uma nova frustração".

Entretanto, confiou em que das duas partes "haja uma criatividade, um desejo de explorar novos caminhos para sair deste atoleiro".