A Conferência Episcopal da Inglaterra e Gales (CEIG) solicitou ao Primeiro-ministro, Tony Blair, que desmantelar o arsenal nuclear que tem o país.

Sete meses depois de um pedido semelhante realizado pelos prelados escoceses, os bispos ingleses e galeses emitiram um comunicado no qual citam o chamado do Papa Bento XVI para a Jornada pela Paz de 2006 e advertem dos perigos que geram as armas nucleares no mundo.

"O Papa explicou que as armas nucleares não garantem a segurança de quem as possui ou a paz do mundo. O Reino Unido se encontra em um ponto de não retorno. Sua capacidade nuclear não é sustentável até o ano 2020 sem que se invista mais dinheiro", escrevem os prelados.

Do mesmo modo, consideram que o Reino Unido tem "uma oportunidade única para demonstrar à comunidade internacional que a segurança e a legítima auto-defesa são possíveis também sem necessidade da ameaça irracional das armas nucleares e assim avançar para o processo do completo desarmamento nuclear".

Em opinião do Bispo de Portsmouth e Presidente do Departamento de Assuntos Internacionais da CEIG, Dom Crispian Hollis, "os perigos das armas nucleares aumentaram a falta de estabilidade das relações internacionais. A guerra fria estava bastante bem controlada mas o elemento de controle já não existe mais agora".