A Conferência Episcopal Argentina (CEA) solicitou que se arquive o projeto de lei que autorizaria a venda e distribuição gratuita da potencialmente abortiva pílula do dia seguinte, por ser um fármaco que atenta contra a vida humana e "que a Constituição Nacional considera inviolável desde o momento da concepção".

"A Câmara de Deputados da Nação está próxima a tratar um projeto de lei que autoriza a venda e a distribuição gratuita das pílulas denominadas de ‘anticoncepção de emergência’, também conhecidas como ‘pílula do dia seguinte’. Os organismos de controle sanitário reconhecem que entre suas ações esta droga impede a nidação ou implantação do embrião no útero materno. Trata-se, portanto, de um fármaco que atenta contra a vida humana, que a Constituição Nacional considera inviolável desde o momento da concepção", indica a missiva.

"Os bispos da Igreja Católica na Argentina, que reiteradamente expressaram sua preocupação pela defesa da vida, apelam uma vez mais à consciência dos legisladores nacionais e solicitam como cidadãos o arquivo definitivo de dito projeto", finaliza o texto.

O comunicado foi emitido hoje e feito público nesta tarde pelo Pe. Jorge Oesterheld, assessor de imprensa da CEA.