O Conselho do Muftis da Rússia censurou as ações de protesto contra a visita do Papa Bento XVI à Turquia, organizadas pelos partidos radicais turcos.

Conforme informa a agência RIA Novosti, o Vice-presidente do Conselho dos Muftis da Rússia, Damir Guizatullin, manifestou que "não apoiamos essas ações, qualificando-as de contraproducentes. Sempre sustentamos que para edificar uma vida harmoniosa e a paz entre diversos povos e religiões, é preciso desenvolver o diálogo".

Segundo o líder muçulmano, os motins aos que faz referência não refletem a opinião da maioria da população da Turquia. 100 mil professores muçulmanos, assim como os dirigentes da República, acolhem positivamente a visita do Santo Padre.

Do mesmo modo, informou que durante um contato telefônico, o Ministro para Assuntos das Religiões da Turquia perguntou que atitude mostram os muçulmanos da Rússia para a visita de Bento XVI e que lhe informou que não se pensa organizar nenhuma ação de protesto, mas sim justamente o contrário. "No Conselho do Muftis se falou do inadmissível de provocar confronto entre diversas religiões e etnias", destacou Guizatullin.