A Santa Sé informou hoje que o Primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, irá se encontrar com o Papa Bento XVI amanhã em uma sala do aeroporto de Ankara, na sua chegada à Turquia. Erdogan tinha anunciado que não se reuniria com o Santo Padre devido a problemas de agenda.

Ontem o Primeiro-ministro considerou factível reunir-se com o Papa antes de sua partida à Letônia, onde participará da cúpula da OTAN nos dias 28 e 29 de novembro.

O Papa Bento XVI chegará ao aeroporto de Esemboga em Ankara às 13h (hora local) (11h GMT) e se reunirá com Erdogan antes visitar o mausoléu do Mustafá Kemal Ataturk, fundador do Estado turco.

A visita papal está programada a partir de amanhã até o dia 1 de dezembro próximo.

A princípios de novembro, a Santa Sé saiu ao encontro dos comentários surgidos na imprensa sobre a ausência do Primeiro-ministro durante a visita papal indicando que "já tinha sido informada há muito tempo, no curso da preparação da viagem" desta ausência.

Em um breve comunicado, o Vaticano indicou que foi "informado de que o Chefe do Governo estava tentando estar presente na Turquia para encontrar-se com o Santo Padre, mas que ainda não podia garantir".