O Arcebispo de São Paulo, Cardeal Cláudio Hummes, celebrou hoje sua última missa à frente da Arquidiocese, com um pedido para que os fiéis acolham o seu sucessor, ainda não nomeado, e com um agradecimento ao povo de São Paulo e à comunidade religiosa.

Dom Cláudio foi nomeado no dia 31 de outubro deste ano como Prefeito da Congregação para o Clero, onde será responsável pelos assuntos relativos a 400 mil sacerdotes em todo o mundo.

Entre seus principais desafios, o Cardeal Hummes listou a necessidade de uma seleção mais rigorosa dos padres e de manter uma formação permanente do clero.

A missa, realizada na Catedral da Sé, contou com a presença de várias autoridades e políticos brasileiros. Também compareceram à celebração o rabino Henry Sobel e representantes de outras igrejas cristãs.

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que havia sido convidado para missa, enviou uma nota, em que fez um reconhecimento da importância da nomeação mas admitia tristeza pelo fato de Dom Cláudio ter que sair do Brasil. O presidente Lula também relembrou a luta de Hummes na década de 70, quando o religioso ganhou fama no país como bispo de Santo André, na grande São Paulo.