O Reitor Maior dos Salesianos, Pe. Pascual Chávez Villanueva, foi eleito Presidente da União de Superiores Gerais (USG) para o triênio 2006-2009, substituindo ao Superior General dos Irmãos das Escolas Cristãs, Ir. Álvaro Rodríguez Echeverría.

A eleição se realizou durante a Assembléia Geral semestral da USG, celebrada em Roma. O Superior General dos Redentoristas, P. Joseph Tobin, foi reeleito como Vice-presidente.

A USG reune e representa aos Superiores Gerais de mais de 200 congregações religiosas masculinas, entretanto, nesta ocasião se contou pela primeira vez com a participação das Superioras Gerais.

No evento, cujo lema foi “Juntos pelo Reino”, expressou-se “o desejo de seguir caminhando juntos para encarar os desafios que a modernidade apresenta à vida consagrada. Um caminho que quer percorrer unidos a todos os membros do povo de Deus, aos pastores e aos leigos, com o firme desejo de testemunhar o Reino no seguimento de Cristo, na fraternidade e na missão”.

O Pe. Pascual Chávez nasceu no México e é o segundo Superior Geral Salesiano em ser Presidente da UGS. O primeiro em ocupar esse cargo foi o Pe. Egidio Viganó no triênio 1983-1986.