O Parlamento Europeu decidiu enviar uma delegação de três eurodeputados a Cuba para entregar o prêmio Sajarov, considerado o maior prêmio outorgado pela defesa dos direitos humanos, às Damas de Branco, o grupo de familiares de presos políticos cubanos que vai à igreja Santa Rita de Havana para rezar por sua liberdade.
Como se recorda, em 2005 a União Européia concedeu o prêmio a esta organização, mas devido às travas impostas pelo governo cubano, nenhuma destas mulheres pôde sair da Ilha para assistir à entrega de prêmios celebrada em dezembro do ano passado na sede do Parlamento em Estrasburgo (França).
As Damas de Branco convidaram os parlamentares europeus a que fossem à ilha para lhes levar o prêmio pessoalmente como uma mostra de reconhecimento a todos os presos, injustamente encarcerados. "O Sajarov é uma honra e um reconhecimento à injustiça que se comete com nossos presos. Agradeço o gesto para os presos, porque a razão de ser das Damas são justamente eles", indicou uma das representantes das Damas de Branco, Miriam Leyva.