O projeto Trimilenio, que oferece sites na Internet grátis para as instituições eclesiais, está realizando a partir de 22 de novembro, um ciclo de oficinas explicativas em diversos países da América do Sul.
O novo ciclo começou na quarta-feira, dia 22 de novembro com a Terceira Oficina de Formação de Técnicos Diocesanos da RIIAL na Conferência Episcopal Equatoriana, e contou com a participação de 26 representantes de diferentes dioceses do país, que se reuniram durante todo o dia no Centro de Formação Social Bethania, em Quito.
Além disso, no sábado, 25 de novembro, irá se realizar uma oficina como esta no sul da Bolívia. A Conferência Episcopal Boliviana ditará a oficina na cidade de Tarija e está dirigido a representantes de sete dioceses da fronteira com a Argentina.
Do mesmo modo, a Conferência Episcopal Argentina programou para o dia 27 de novembro em Buenos Aires, a apresentação de Trimilenio e as oficinas de desenvolvimento e estratégias de Web.
Assim como as oficinas acontecerão em Honduras com a apresentação do Trimilenio na reunião do Secretariado do Episcopado da América Central (SEDAC) no próximo 27 de novembro.
As oficinas oferecidas pelo projeto Trimilenio começam com uma conferência sobre a Igreja e sua relação com os meios de comunicação, especialmente com a Internet; em seguida os participantes deverão desenhar suas páginas Web para as instituições eclesiais às quais representam.
Também se apresentará a conferência "Cursos online, novos avanços tecnológicos" que aborda a proposta educativa virtual católica Cirilus.net, através da qual se oferecem cursos e diplomados com enfoque cristão.
Ao finalizar, os participantes já terão um site na Internet totalmente grátis, sem a necessidade de conhecimentos prévios em programação Web, assim como um domínio e contas de e-mail para sua instituição.
Para quem estiver nas cidades mencionadas e desejar assistir a uma oficina ou programar alguma para sua cidade, escreva para: 
 webmaster@trimilenio.com