Em uma recente visita à sede da organização Ajuda à Igreja Necessitada (AIN), o Bispo caldeu (católico) de Aleppo, Dom Antoine Audo, afirmou que "os fanáticos desejam se livrar definitivamente dos cristãos" como no caso de um sacerdote que escapou do Iraque após ser ameaçado de morte.
Depois de explicar que o mencionado sacerdote "deixou tudo para tras, e ainda se sente inseguro", o Prelado narrou os perigos aos que estão expostos os cristãos no Iraque: "seqüestros, ameaças de morte e imposição do véu às mulheres. Por todas estas razões, a situação é perigosa para os cristãos. Abandonam o país porque têm medo".
Do mesmo modo, Dom Audo explicou que os líderes católicos sírios até estão vendo a forma de ajudar aos 25 mil refugiados que tentam escapar do Iraque e chegar à Síria. Destacou que sua pátria já recebeu uma boa parte de refugiados e que a sua chegada a Damasco, proporcionaram-lhes uma "calorosa boas-vindas".
Comentou também que os refugiados vivem em Damasco, graças às autoridades que lhes permitem entrar no país sem vistos e que apóiam os esforços dos líderes católicos de oferecer alojamento e acesso a cuidados médicos.
Dom Audo agradeceu à AIN a ajuda de emergência enviada da queda do regime de Sadam Hussein em 2003. Também explicou que nos últimos meses, o número de refugiados iraquianos cresceu em disparada e que as subvenções do AIN também serviram para financiar operações cirúrgicas urgentes entre os refugiados.
Logo depois de precisar que parte desta ajuda também permite catequizar 300 crianças, o Bispo de Aleppo afirmou que "há uma grande necessidade de ajudar as pessoas em Damasco. Não podemos oferecer soluções a todos os problemas, mas fazemos tudo o que está a nosso alcance. Estamos muito agradecidos à Ajuda à Igreja Necessitada".