O Papa Bento XVI se solidarizou com as famílias dos 23 mineiros falecidos em um acidente ocorrido em na terça-feira passada nas minas de carvão de Halemba, Polônia.

O Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de Estado Vaticano, enviou um telegrama em nome do Santo Padre ao Arcebispo Damian Zimon, Metropolitano de Katowice (Polônia).

"O Santo Padre confia as almas dos falecidos à misericórdia de Deus, pedindo que acolha a oferenda de suas fadigas e de suas vidas e lhes introduza em sua glória. Abraça na oração as famílias dos falecidos e a todos quantos choram sua imprevista desaparecimento e reparte a todos a bênção apostólica, que estende a toda a arquidiocese de Katowice", assinala o comunicado.

A Conferência Episcopal Polonesa também enviou suas condolências ao Katowice através de uma carta assinada pelo Arcebispo de Przemysl, Dom Józef Michalik, Presidente do organismo.

Os prelados, reunidos em exercícios espirituais no Santuário Mariano de Jasna Gora, "confiam às vítimas deste desastre à misericórdia de Deus e rezam para que o sacrifício oferecido em um trabalho para outros, seja bem recebido por Cristo".

Os bispos também expressaram sua "proximidade e condolências aos familiares dos mineiros falecidos e as comunidades eclesiásticas das quais provêm".