O Papa Bento XVI lamentou energicamente o assassinato do jovem Ministro da Indústria libanês, o cristão Pierre Gemayel, de 34 anos de idade, e pediu a participação de todos os libaneses na construção de um país mais fraternal.

Na mensagem que dirigiu pelo funeral de Gemayel, lida na Catedral de São Jorge de Beirute, o Pontífice considerou que "estamos todos duramente afetados por um ato inqualificável, e peço ao Senhor acolher na morada de seu reino a quem se comprometeu na vida pública pelo serviço de seu país, e de seus irmãos libaneses".

No texto, o Papa expressou seu desejo de "que todos os libaneses sejam particularmente solidários nestas circunstâncias, e que se comprometam de agora em diante de maneira renovada à construção de um Líbano autônomo e sempre mais fraternal, tomando cuidado de garantir uma participação ativa de todas suas componentes na sociedade nacional".

O Cardeal Nasrallah Sfeir, Patriarca dos católicos maronitas, presidiu a Missa fúnebre de Gemayel, assassinado na terça-feira passada. A cerimônia contou com a presença dos máximos dirigentes libaneses e delegações de vários países. Do mesmo modo, uma multidão de cristãos se reuniu do lado de fora do templo para se despedir do ministro.

Na concentração se observaram pôsteres com lemas como "Não mais morte", "Queremos viver" e "A pátria antes que a política", entre outros.