Ao receber hoje no Vaticano ao arcebispo de Canterbury, Rowan Williams, primaz da Comunhão Anglicana, o Papa Bento XVI animou a prosseguir o diálogo teológico apesar das dificuldades presentes como as diferenças sobre o ministério ordenado e certos ensinamentos morais que foram influenciadas por pressões negativas próprias do mundo secularizado ocidental.

Durante a visita do arcebispo britânico, que coincide com o quadragésimo aniversário do encontro do então arcebispo do Canterbury, Michael Ramsey com o Papa Paulo VI, o Santo Padre recordou a larga história das relações entre a Sé Romana e a de Canterbury, iniciadas há mais de 1400 anos e agradeceu a presença de representantes da Comunhão anglicana nos funerais de João Paulo II e na inauguração do pontificado atual.

O Pontífice avaliou positivamente os avanços nas relações mútuas durante os últimos 40 anos como "o trabalho da comissão de diálogo teológico, a amizade e as boas relações entre anglicanos e católicos, que contribuíram para criar um novo contexto para dar testemunho compartilhado do Evangelho de Jesus Cristo, as visitas dos arcebispos de Canterbury à Santa Sé e a reunião do episcopado anglicano e católico no Canadá, como resultado da qual se criou uma comissão episcopal conjunta para individualizar formas apropriadas de expressar na vida eclesiástica os progressos conseguidos".

Entretanto, assinalou o Papa, no contexto atual do mundo secularizado ocidental, "há muitas pressões e influências negativas que afetam aos cristãos e às comunidades cristãs. Acontecimentos recentes, sobretudo sobre o ministério ordenado e de certos ensinamentos morais, repercutiram não só nas relações dentro da Comunhão anglicana, mas também nas relações entre a Comunhão anglicana e a Igreja Católica".

Os anglicanos permitiram os últimos anos não só a "ordenação" sacerdotal e episcopal de mulheres, inclusive divorciadas, mas também de homens cuja homossexualidade se fez pública. A mais recente e que produziu sérias divisões na comunhão anglicana, assim como significativas tensões no diálogo ecumênico com a Igreja Católica, foi do bispo da igreja episcopaliana dos Estados Unidos, Gene Robinson, em 2003.

"Cremos que estes temas, sobre os que discute nestes momentos a Comunhão anglicana, são de vital importância para a pregação do Evangelho em sua integridade, e que os debates atuais redundarão no futuro de nossas relações. É de desejar que o trabalho do diálogo teológico, que registrou não poucos acordos sobre estes e outros importantes argumentos teológicos, continuem sendo levados a sério".

Finalmente, Bento XVI afirmou que "o mundo necessita nosso testemunho e a força que vem de uma proclamação não dividida do Evangelho. Por esse motivo e ainda em meio das dificuldades presentes, é importante que prossigamos nosso diálogo teológico".