A causa de beatificação do jornalista espanhol Manuel Lozano Garrido, "Lolo", avança em Roma e será entregue aos membros da Congregação para a Causa dos Santos.

A associação promotora da Causa informou que na semana passada, enquanto oravam junto à tumba do Lolo, receberam um telefonema do Relator da Positio, Dom José Luis Gutierrez, que indicou do Vaticano que o escrito que resume os testemunhos e documentos da fase diocesana, foi aprovado por unanimidade pelos nove teólogos encarregados de analisá-lo.

Os promotores da causa assinalaram que estes votos serão entregues "aos cardeais e bispos membros da Congregação para as Causas dos Santos, que se ratificarem no parecer favorável, já será entregue ao Santo Padre para sua decisão pessoal e definitiva".

"Lolo", nascido no Linares (Jaén) em 1920, foi membro da Ação Católica, colaborou em numerosos jornais católicos do país e ganhou o prestigioso prêmio de jornalismo "Bravo".

Aos 17 anos foi preso por levar clandestinamente a Comunhão. Por esses anos de perseguição religiosa, só havia um sacerdote livre em Linares. Cinco anos depois contraiu uma grave doença que lhe deformou completamente o corpo. Entretanto, era consciente que devia testemunhar a Cristo com suas dores e sofrimentos.

Durante o Governo do Francisco Franco, "Lolo" foi marginalizado devido a suas reivindicações sociais. Não tinha dinheiro e foi graças à solidariedade de seus amigos jornalistas que pôde contar com uma cadeira de rodas.

Manuel Lozano faleceu em 1971 na mais completa pobreza.

Leia a biografia completa de Lolo em http://www.amigosdelolo.com/biografia.htm