O Conselho Permanente da Conferência Episcopal Italiana (CEI) enviou uma mensagem pela 29º Jornada pela Vida 2007, na qual reiteram e destacam que a vida humana pode e deve ser doada por amor.

Os bispos italianos abrem a mensagem recordando que "não é possível não amar a vida: é primeira e mais preciosa experiência de todo ser humano. Do amor vem a vida, e a vida sempre deseja e pede amor. É por isso que a vida humana pode e deve doar-se por amor, e neste doar-se é que encontra a plenitude de seu sentido, não pode nunca ser desprezada, e muito menos destruída".

"Certamente -acrescentam os bispos- os dias de vida não são sempre os mesmos, em ocasiões nos vemos conduzidos espontaneamente a apreciar a vida, enquanto que em outras ocasiões a fadiga, a enfermidade, a solidão, fazem-nos experimentá-la como um fardo pesado. Mas a vida em si mesmo é sempre um dom precioso para cada um de nós e para outros, e por isso, é um bem não descartável".

Mas adiante, a mensagem da CEI destaca que o "verdadeiro amor pela vida, não distorcido pelo egoísmo e o individualismo, é incompatível com a idéia de uma posse indiscriminada que conduz a pensar que "tudo é meu", no sentido de uma posse absoluta, abuso e manipulação".

"A vida, em outras palavras –afirmam os bispos italianos– é o dom supremo sobre o qual ninguém pode pôr suas mãos, inclusive de um ponto de vista totalmente laico, a inviolabilidade da vida é o único e inalienável princípio do qual se deve começar a assegurar a justiça, igualdade e paz para todos".