O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, qualificou hoje de "episódica" e "limitada", a ocupação do museu da Santa Sofia hoje no Istambul por pelo menos 40 turcos opostos à visita que o Papa Bento XVI realizará na próxima semana a esse país de maioria muçulmana.

"Continuo considerando estes fatos casos episódicos e limitados que não mudam a substância e o clima da visita do Papa, que prevemos que se desenvolva com serenidade", declarou o porta-voz vaticano à imprensa internacional.

O Pe. Lombardi acrescentou que o assalto hoje à antiga basílica bizantina por um grupo de nacionalistas e islamistas, é um fato "que não alimenta preocupações particulares" e embora provoque mal-estar, "não é uma surpresa a existência de grupos contrários à visita" do Santo Padre à Turquia. Entretanto, acrescentou, são fatos que não podem ser "subestimados".

Segundo meios de imprensa, a Força Rápida da Polícia conseguiu retirar e deter os revoltosos próximos à organização islâmica e ultranacionalista Partido da Grande Unidade (BBP, por suas siglas em turco). Os ocupantes se reuniram ao início da tarde em frente à histórica igreja em uma manifestação não autorizada pelas autoridades locais para, posteriormente, ocupá-la sem permissão.

Em 2 de novembro passado, o porta-voz da Santa Sé também subtraiu importância dos disparos no ar realizados nesse dia por um homem em frente à embaixada da Itália em Istambul, em protesto pela visita apostólica do Papa à Turquia.