O Papa Bento XVI nomeou hoje Dom Antonio Muniz Fernandes, até agora Bispo da Guarabira, novo Arcebispo de Maceió, estado de Alagoas, e Dom Paulo Sérgio Machado, até agora Bispo de Ituiutaba, novo Bispo de São Carlos no estado de São Paulo.
Dom Muniz Fernandes, da Ordem Carmelita, nasceu no estado da Paraíba em 11 de agosto de 1952. Estudou Filosofia e Teologia no Instituto Teológico do Recife (ITER). Foi ordenado sacerdote em 24 de maio de 1980. Realizou estudos na Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma onde obteve a licenciatura em Teologia Bíblica.
Foi mestre de noviços em Camocim de São Felix e Conselheiro da Província Carmelita de Pernambuco. Desde 1990 foi Superior Provincial e professor de Sagradas Escrituras no Instituto Filosófico-Teológico da Arquidiocese de Olinda e Recife e também no Estudo Teológico dos Capuchinhos em Olinda.
O Prelado foi eleito Bispo da Guarabira em 14 de fevereiro de 1998. Sucede o Arcebispo José Carlos Melo, C.M., cuja renuncia ao governo pastoral da arquidiocese foi aceita por limite de idade.
A arquidiocese tem uma superfície de oito mil e 545 quilômetros quadrados e uma população de quase um milhão 500 mil habitantes, dos quais 955 mil são católicos. Para sua atenção pastoral, o novo Prelado conta com a colaboração de 61 sacerdotes e 240 religiosos.

Dom Paulo Sérgio Machado
O novo Bispo do São Carlos nasceu em 22 de novembro de 1945 na cidade de Patrocínio, na diocese de Patos de Minas. Realizou seus estudos filosóficos na Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Guaxupé e os teológicos no Instituto de Teologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, em Belo Horizonte. É licenciado em Teologia Pastoral pela Pontifícia Universidade Gregoriana.
Em 8 de abril de 1972 foi ordenado sacerdote, sendo incardinado na diocese de Patos de Minas. Ali se desempenhou como Pároco na paróquia da Santa Ana em Coromandel e como Vigário Geral da diocese. Em 1 de julho de 1989 foi eleito Bispo de Ituiutaba.
A diocese do São Carlos tem uma superfície de 13 mil quilômetros quadrados onde habitam um milhão de pessoas, em sua maioria católicos. São 119 sacerdotes e 171 religiosos que colaboram na atenção pastoral da diocese.