Representantes da Conferência de Bispos Católicos de Cuba e da Conferência Episcopal Dominicana se reuniram em São Domingos para estreitar laços fraternos e avaliar diversos campos e iniciativas de colaboração pastoral.
Conforme informou a agência vaticano Fides, no encontro os bispos de ambos os países destacaram os mais de 500 anos de história e fé que irmanam a ambas as nações, evocando a lembrança de pessoas e acontecimentos significativos.
Além disso expressaram sua preocupação com a atenção religiosa que se deve dar aos cubanos que emigram à República Dominicana e aos estudantes dominicanos que cursam seus estudos em Cuba.
Outro ponto abordado na reunião foi destacado trabalho pastoral realizado por missionários cubanos na República Dominicana e os esforços recentes de alguns agentes pastorais dominicanos na ilha.
Finalmente, os prelados cubanos e dominicanos expuseram algumas idéias a favor da colaboração na formação de seminaristas e outros agentes de pastoral, e a conveniência de institucionalizar algumas iniciativas a favor do ecumenismo em ambos os países.