Cerca de 61 deputados de quatro bancadas partidárias assinaram recentemente a declaração "Globalizemos a cultura da Vida", comprometendo-se a "denunciar toda ação atentatória contra a vida humana, qualquer que seja sua origem ou motivação".

Os assinantes pertencem à União Democrática Independente (UDI), Renovação Nacional (RN), Partido Radical Social Democrata (PRSD) e Democracia Cristã (DC), assim como o deputado independente Alberto Cardemil. O ato se realizou na Universidade Santo Tomás.

O texto lembra que "o primeiro direito humano é o direito à vida", portanto, "todo ser humano deve ser protegido e respeitado desde o momento da concepção (...), tal como reconhece nossa Constituição Política e o Pacto de São José da Costa Rica". Sua defesa incondicional, acrescenta, é a primeira responsabilidade do legislador.

Por isso, os deputados se comprometem a "rejeitar todo projeto de lei que aceite ou suponha qualquer tipo de prática abortiva, eugênica, eutanásica, de excesso terapêutico, mutilante, de clonagem ou que manipule a vida humana, quaisquer que sejam os meios utilizados para isso ou objetivos que pretendam justificá-los".

Finalmente, comprometem-se a "promover e apoiar instituições públicas ou privadas que priorizem ações de assistência física, afetiva, médica e moral às famílias e muito especialmente às mulheres em idade fértil, sempre dentro dos princípios assinalados".

Em declarações à imprensa, um dos promotores desta declaração, o advogado Benjamim Correa, afirmou que entre os objetivos da iniciativa está expandi-la a nível regional e logo a nível mundial.

O texto completo da declaração está na página: http://www.muevetechile.org/pagina/contenido/11/declaracion.htm 

A lista dos parlamentares assinantes se encontra em: http://www.muevetechile.org/pagina/contenido/11/parlamentarios.htm