Mais de dois mil tóxico dependentes brasileiros recuperados ou que se encontram em recuperação na instituição “Fazendas da Esperança” escreveram uma comovedora carta ao Papa Bento XVI convidando-o a visitar uma de suas instalações durante sua próxima visita ao Brasil.

O projeto “Fazendas da Esperança” foi baseado e é dirigido pelo franciscano alemão Frei Hans Stapel. No Brasil existem mais de 35 fazendas distribuídas em todo o país; e atualmente o modelo, centrado na conversão espiritual e o trabalho, reproduziu-se na Argentina, Paraguai e México, entre outros países.

Próximamente, o Pe. Stapel projeta fundar uma Fazenda da Esperança na fronteira entre a Colômbia, Peru e Brasil; um dos pontos mais afetados pelo tráfico e consumo de drogas na região.

Os dois mil internos brasileiros escreveram ao Pontífice uma comovedora carta explicando seu processo de conversão e o desejo de que inclua, se for possível, uma visita a uma das Fazendas durante sua estadia no Brasil.

De fato, uma das primeiras e mas importantes “Fazendas” se encontra na cidade de Guaratinguetá, a 10 minutos em automóvel do Santuário da Aparecida, onde o Papa Bento XVI inaugurará, em 12 de maio de 2007, a V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano.