O encarregado de assuntos religiosos da Turquia, Ali Bardakoglu, assinalou que a próxima visita que o Papa Bento XVI realizará a Turquia a fins de novembro, ajudará a melhorar a relação com os muçulmanos, mas não acredita que chegue a curar as feridas produzidas pela má interpretação das afirmações sobre o Islã que o Santo Padre fez em um discurso em setembro.

Ali Bardakoglu assinalou ao periódico italiano La Stampa, que “a paz é destruída em um segundo, e construi-la leva muito tempo, um processo longo”.

Em relação à segurança que se brindará ao Papa durante a visita a Turquia, o líder religioso assinalou que não está absolutamente preocupado, apesar dos recentes protestos e manifestações. Deste modo considera que esta viagem “será um bom passo em direção ao diálogo”.

Bardakoglu também indicou ter aceito as explicações do Papa sobre seu discurso na Universidade de Ratisbona mas qualificou os comentários de “inaceitáveis”, por isso deveriam ser corrigidos. Mas “são coisas do passado e agora olhamos para diante” assinalou o líder turco.