O Presidente do Pontifício Conselho para a Família, Cardeal Alfonso López Trujillo, manifestou em Ávila que a hierarquia da Igreja na América Latina tem a intenção de unir-se ao pedido de cardeais e bispos espanhóis pela canonização de Isabel a Católica.

De visita na edição anual da exposição As Idades do Homem, o Cardeal se confessou “convencido defensor do valor que representa para a Igreja e para a história da Espanha e da América Latina a Rainha Isabel a Católica”, por isso impulsionará do Vaticano sua beatificação e canonização.

O Cardeal colombiano, membro da Congregação para a Causa dos Santos, comprometeu-se a “impulsionar, junto aos cardeais e bispos espanhóis, a causa providencial da Isabel a Católica, que está além disso respaldada pela história, uma canonização que deve estar no coração de toda a Espanha”.

Desta maneira, indicou que os Cardeais e Bispos latino-americanos se somariam à causa de beatificação e canonização empreendida pelos bispos espanhóis. Em sua opinião, “este processo não deveria encontrar nenhum obstáculo, ao contrário, deveria contar com o esforço conjunto de toda a comunidade de fiéis”. 

Testemunhas

O Cardeal López Trujillo destacou também a beleza das peças exibidas na Catedral de Ávila, na exposição de As Idades do Homem, e elogiou o valor do sentido evangélico do conjunto. Acompanhado pelo delegado da exposição, Antonio Meléndez, percorreu os sete capítulos de Testemunhas.

“É algo excepcional, onde se capta melhor o serviço da arte religiosa em altares da pregação e a evangelização”, declarou.

Por último, o Cardeal indicou que “uma exposição desta qualidade recupera o verdadeiro sentido da arte religiosa e dos tesouros da Igreja na Espanha, e fala de forma significativa ao mundo de hoje”.