A Conferência Episcopal da Bolívia (CEB) deu sua aprovação ao questionário do Referendo apresentado pelo Presidente  Carlos Mesa e chamou os bolivianos a participar na pesquisa popular que decidirá importantes aspectos do rumo econômico e  político do país. O Primeiro Mandatrio boliviano convocou na quarta-feira à tarde o Vice-presidente e Secretário Geral da CEB, Dom Edmundo Abastoflor e Dom Jesus Juárez, respectivamente.

Após a reunião, os bispos disseram que viram  “com otimismo e esperança”  as perguntas do Referendo vinculante sobre a maneira de empregar e comerciar o gás boliviano; atualmente um de seus mais importantes recursos.

O Referendo será realizado no próximo dia 18 de julho.

“É muito importante que se o Referendo se realize. Cremos que é um passo muito grande para democracia começarem a consultar o povo sobre diferentes assuntos concretos que afetam toda a nação”, disse Dom Abastoflor após a reunião com o Presidente.

“Trata-se de um bom passo para ir crescendo em democracia, para ir fazendo com que a participação do povo na condução da coisa pública seja cada vez mais clara e mais levada em conta e assim possamos também ir superando os problemas que temos no país”, acrescentou.