Os bispos uruguaios concluiram esta semana sua segunda Assembléia Plenária anual, em que, entre outros temas, trataram a preparação para a V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano que se realizará no próximo ano em Aparecida, Brasil.

“Junto com os Vigários Pastorais e Secretários de Departamentos e Comissões da CEU, os Bispos analisaram e valoraram todas as contribuições recebidas e prepararam uma síntese para participar” deste grande evento, explica a nota informativa do sítio Web da Conferência Episcopal do Uruguai (CEU).

Nesta Assembléia também se tratou a “importante tarefa da Catequese com itinerários e pedagogias para todas as idades e contextos” e “o desenvolvimento do Diaconato Permanente de homens casados. Deste modo se continuou a preparação de orientações pastorais para a educação católica e fazer que se valore e reconheça “a contribuição da religião nos distintos âmbitos da cultura nacional como manifestação do diálogo constante entre cultura e fé”.

Ao referir-se aos distintos problemas sociais que afligem à sociedade uruguaia, os prelados consideraram “como contribuir à integração de nossa sociedade e sobre tudo à inclusão dos mais marginalizados através das comunidades nos distintos grupos considerados. O Departamento de Pastoral Social e Caritas informou sobre múltiplas experiências para promover formas de economia solidária que lutam contra a pobreza a partir de núcleos de desenvolvimento local. Compartilham a preocupação pela humanização do sistema com o fortalecimento da Pastoral Carcerária”.

Outro dos temas tratados foi o “da vocação sacerdotal e seus desafios atuais”, assim como os frutos da “coleta nacional a favor do Seminário”.

De outro lado, logo depois das eleições internas, informou-se que o novo Presidente da CEU para o período 2007-2009 é Dom  Carlos Collazzi, Bispo de Mercedes. O Vice-presidente e o Secretário Geral foram reeleitos, Dom  Raúl Scarrone, Bispo da Florida, e Dom  Luis do Castelo, Bispo de Melo, respectivamente.