O Arcebispo de Valência, Dom  Agustín García-Gasco animou aos paroquianos a formar parte das diversas organizações caridosas da Igreja porque a entrega generosa ao próximo é a resposta do fiel ao amor de Deus”.

“Convido-vos a participar das diversas entidades, como Cáritas, Mãos Unidas, Fundação Ad Gente e outras muitas, que trabalham em terras valencianas e em outras partes do mundo a favor dos mais necessitados: abri de par em par as portas a Cristo, para que Ele renove a força e a beleza de vossa entrega”, expressou em sua carta “Ser caridosos é o mais humano”.

Dom  García-Gasco recordou que na história da Igreja “não faltou o testemunho de cristãos admiráveis por sua entrega generosa aos outros, especialmente aos mais necessitados”, como a Beata Teresa da Calcutá. Acrescentou que através da pregação do Evangelho, “o cristianismo não deixou de promover em todas as culturas suas sementes de caridade”.

O Prelado escreveu que o Papa Bento XVI ensina que “o amor pode ser mandado porque Deus nos amou primeiro” e que a existência do ser humano “só encontra luz e sentido quando ama de verdade, quando o amor ocupa um lugar central em sua vida”.

Dom  García-Gasco indicou que a contemplação do amor de Cristo faz que a comunidade cristã compreenda que “toda a atividade da Igreja é expressão de um amor que busca o bem integral do ser humano”. “Se trata de duas caras da mesma moeda: a evangelização leva a promoção; a promoção necessita da evangelização para responder à verdadeira dimensão das necessidades do ser humano”, explicou.

“Bento XVI define o amor como o serviço que oferece a Igreja para atender constantemente os sofrimentos e as necessidades, inclusive materiais, dos homens. O amor a outros, especialmente aos mais necessitados, é possível”, afirmou o Arcebispo.