Nasceu durante o Pontificado de Leão XIII, foi ordenado sacerdote vinte anos antes da Segunda guerra mundial e pôde ver seu compatriota suceder a São Pedro. O sacerdote mais velho da Alemanha, Pe. Konrad Fuchs, faleceu esta semana aos 109 anos, logo de 83 anos de serviço sacerdotal.

Conforme informa a agência Kath.net, o Pe. Fuchs faleceu no Asilo das Irmãs da Misericórdia da Santíssima Cruz, na cidade de Hegne no Lago Constanza, onde morava desde 2002, sempre muito pendente dos acontecimentos de atualidade no mundo, assim como de acompanhar com interesse e proximidade a vida de seus amigos e conhecidos.

Este idoso sacerdote nasceu em 15 de outubro de 1897 na cidade de Dingelsdorf, no seio de uma família de profunda fé. Logo depois de culminar seus estudos escolares, iniciou sua formação teológica na cidade de Friburgo, preparando-se para seu ministério sacerdotal no Seminário de São Pedro.

O Pe. Fuchs cresceu sob o pontificado de S. Pio X, participou da Primeira guerra mundial quando Bento XV conduzia a barca de Pedro, e foi ordenado sacerdote em 1923, durante o pontificado de Pio XI. Desempenhou-se como pároco em Seebach, na Selva Negra, e na Sagrada Família de Friburgo, onde permaneceu ao serviço de sua paróquia nos difíceis momentos da Segunda guerra mundial sob o pontificado de Pio XII. Nesta última paróquia trabalhou por 32 anos até sua aposentadoria.

Depois de seu retiro, mudou-se novamente ao lago Constanza, onde colaborou com a direção espiritual e atenção pastoral de muitos fiéis.

O sacerdote sempre teve uma grande dedicação e gosto pela liturgia, especialmente pelo canto coral. Teve uma profunda relação e amizade com os beneditinos de onde tomou o lema de sua vida sacerdotal "que Deus seja em tudo glorificado".

                       

O mais ancião do mundo

Por uma diferença de escassos meses, o Pe. Fuchs não obteve o título do sacerdote mais velho do mundo.

Atualmente, este recai no Padre Nicolaus Kao Se Tseien, um monge trapense de Hong Kong, que nasceu em 15 de janeiro de 1897.

O sacerdote nasceu na localidade chinesa de Fuzhou e assegurou que o segredo de sua longevidade é “não fumar, não ficar zangado, não cobiçar, não embebedar-se, não comer em excesso, não deixar de praticar esporte nem deixar de rezar”.