"As universidades católicas são os lugares idôneos onde desenvolver a dimensão interdisciplinar da Doutrina Social da Igreja, com a finalidade de que o Evangelho penetre cada vez mais na sociedade e se consiga a plena realização da dignidade humana, do bem comum, da solidariedade, da justiça e da paz", expressa a nota de imprensa da Conferência Internacional inaugurada nesta manhã em Roma.

Este evento é patrocinado pela Congregação para a Educação Católica e o Conselho Pontifício Justiça e Paz, e participam dele mais de 150 representantes de ateneus pontifícios de todo o mundo.

No discurso de inauguração, o Presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz, Cardeal Renato Martino, pediu "um encontro e colaboração mais íntima e intensa entre as universidades católicas e a Doutrina Social da Igreja para obter o objetivo comum de um humanismo integral e solidário".

O Cardeal manifestou que "a luz do Evangelho, que é ao mesmo tempo luz de caridade e inteligência, fecunde o saber humano e, na legítima autonomia dos métodos e linguagens e sem perder nunca de vista a necessária unidade do saber, anime também a construção de uma convivência social de justiça e de paz".

Por sua vez, o Prefeito da Congregação para a Educação Católica, Cardeal Zenon Grocholewski, destacou a necessidade de que a Doutrina Social da Igreja não seja somente ensinada mas sim vivida e enriquecida no seio das universidades católicas, especialmente através dos instrumentos da pesquisa.

Do mesmo modo, o Cardeal Camillo Ruini, Vigário do Papa para a diocese de Roma, sustentou que "a questão antropológica assume cada vez mais uma dimensão planetária e portanto em seu trajeto influem todas as grandes tradições culturais e espirituais da humanidade".

"Não se poderá empreender um caminho que respeite o caráter específico e a dignidade humana se o impulso neste sentido não provém do Cristianismo, segundo o qual quem quer que tenha rosto humano possui como tal a dignidade e o destino de ser homem, criatura a imagem e semelhança de Deus", particularizou.