O responsável da o Área de Bioética de Profissionais pela Ética, José Agudo, acusou a Generalitat Catalunha pelo aumento de gravidez em adolescentes e abortos, fomentados com políticas de promoção do preservativo e campanhas de educação sexual.

"As políticas de promoção do preservativo e as campanhas de educação sexual só serviram para favorecer a promiscuidade e a irresponsabilidade entre os menores", afirmou. Agudo assinalou que "houve um aumento constante de gravidez e abortos (nos últimos anos), apesar das campanhas de prevenção realizadas pela Administração".

Também denunciou a desamparo para as mulheres que queiram levar a gravidez adiante e a pressão que sofrem muitas delas para que optem pelo aborto.

Diante desta situação, Profissionais pela Ética pediu ao novo Governo da Generalitat e aos órgãos competentes, mudar suas políticas e promover uma educação responsável pela afetividade e a sexualidade, fundada em valores e com ênfase em que o aborto não é a solução. Também solicitou programas de apoio às mulheres grávidas para que possam ter seus filhos, tal como já realizam outras comunidades autônomas.