Os bispos da Inglaterra e Gales e os anglicanos, reunidos na cidade de Leeds, destacaram em uma declaração conjunta a importância e a necessidade de trabalhar juntos para apresentar à sociedade um testemunho cristão compartilhado.

"Este histórico encontro –inicia a declaração– quarenta anos depois da visita do arcebispo Michael Ramsey ao Papa Paulo VI, encontro que permitiu a criação da Comissão Internacional de diálogo entre os Anglicanos e a Igreja Católica, é um marco no desenvolvimento das relações entre os anglicanos e os bispos católicos da Inglaterra e Gales. Muitos de nós já se reunia regularmente em grupos menores e estamos comprometidos em diversos projetos conjuntos".

Nos dias 14 e 15 de novembro se reuniram na cidade de Leeds os prelados ingleses com os máximos representantes da igreja anglicana, liderados pelo Cardeal Cormac Murphy-O’Connor, Arcebispo de Westminster, e o arcebispo Rowan Williams, respectivamente.

Depois do encontro, ambos os representantes destacaram no mencionado comunicado a importância de trabalhar junto a outras confissões cristãs e representantes de outras religiões para alcançar o bem comum na sociedade, embora reconheceram também que existem ainda diversos aspectos nos que não estão de acordo

Este encontro precede a visita que o arcebispo anglicano Rowan Williams realizará no próximo dia 23 de novembro ao Papa Bento XVI no Vaticano.