O conhecido ativista homossexual, secretário de Movimentos Sociais e ONGs da Executiva Federal do PSOE, Pedro Zerolo, lamentou que a Real Academia Espanhola (RAE) não tenha incluído em seu último dicionário as uniões entre pessoas do mesmo sexo como uma acepção da palavra "matrimônio".

Em declarações à imprensa, reproduzidas pela Europa Press, o funcionário argüiu que a RAE perdeu "uma magnífica oportunidade de acolher o sentir civil", porque segundo ele, "ninguém duvida hoje que a imensa maioria da cidadania espanhola entende por matrimônio a união não só entre um homem e uma mulher, mas também entre dois homens ou entre duas mulheres".

Para Zerolo, isto "é algo que já está no comum dos espanhóis".

O funcionário acrescentou que com a definição da palavra "matrimônio", a RAE perdeu a oportunidade de "estar à altura das circunstâncias e de dar esplendor ao dicionário que é seu encargo".

"Além de considerações políticas, o dicionário da RAE tem que conter tudo aquilo que o povo entende como próprio e o povo espanhol entende como próprio o matrimônio entre duas pessoas independentemente do sexo que o compõe", insistiu.