A Santa Sé informou que o Papa Bento XVI se reuniu nesta manhã com os chefes dos dicastérios da Cúria romana para "examinar a situação que se criou depois da desobediência do arcebispo Emmanuel Milingo" assim como refletir sobre os casos de sacerdotes casados.

"Segundo a ordem do dia, também se refletiu sobre os pedidos de dispensa da obrigação do celibato e as de readmissão ao ministério sacerdotal que apresentaram os sacerdotes casados durante os últimos anos", informou o Vatican Information Service (VIS).

Em 26 de setembro passado, a Santa Sé tinha anunciado a excomunhão automática de Dom Milingo, Arcebispo Emérito de Lusaka, Zâmbia, e de quatro sacerdotes casados que este ordenou dias antes através de uma polêmica associação fundada por ele mesmo.

A Santa Sé constatou que "expoentes de vários níveis da Igreja procuraram inutilmente contatar ao arcebispo Milingo, para dissuadi-lo do prosseguir em ações que provocam escândalo, sobretudo em relação aos fiéis que seguiram seu ministério pastoral a favor dos pobres e os doentes".