Jovens de diversas denominações religiosas solicitaram ao Departamento de Assuntos Religiosos do Conselho de Estado reabrir a Universidade Santo Tomás de Villanueva, fechada pelo Governo em 1961.

O pedido foi feito através do documento intitulado "A Universidade Católica de Villanueva: ao resgate dos valores perdidos", entregue também à Conferência de Bispos Católicos de Cuba e à Nunciatura Apostólica em Havana. O texto afirma que o objetivo é defender "a superação ética e moral da sociedade cubana".

"Esta alegação por escrito não foi apresentada às instâncias de referência como uma demanda de uma organização dissidente da sociedade civil emergente dentro de Cuba, mas sim constitui uma iniciativa avalizada por um numeroso núcleo de jovens cubanos preocupados com os embates da arrepiante crise de valores que se estende por todo o tecido social e que faz alvo e estrago na juventude cubana", assinala um comunicado.

Do mesmo modo, explica-se que a iniciativa é "um pedido civil" dos fiéis a sua Igreja e ao Estado, e não uma posição política.

O anúncio foi divulgado em Miami pelo Diretório Democrático Cubano (DDC) durante uma conferência telefônica de Havana.

Por sua vez, em declarações ao Nuevo Herald, o líder do Movimento Cubano de Jovens pela Democracia, Néstor Rodríguez Lobaina, qualificou o projeto de "valiosa contribuição à alma social cubana". "Nossa principal preocupação é a juventude , porque ela é o sustento e a esperança da nação", afirmou.

O líder dissidente assinalou que é altamente preocupante "o vazio existencial e a crise de identidade" que afeta setores da juventude cubana. "Não podemos fazer um projeto social de futuro sem espiritualidade", advertiu.

Rodríguez esclareceu que não se pede o edifício universitário, "mas sim o restabelecimento da instituição e o direito à liberdade de ensino religioso". Acrescentou que se solicitou aos bispos que o documento seja do conhecimento e debate em todas as paróquias e comunidades cristãs do país.

A Universidade Santo Tomás de Villanueva foi criada em 1946 e fechada pelo regime comunista em junho de 1961 mediante a lei de nacionalização do ensino, que fechou todos os colégios religiosos e impôs um sistema educacional controlado pelo Estado.